MPF investiga precariedade no atendimento de saúde a indígenas Xavantes em Alto Boa Vista (MT)



Por Rota Araguaia em 10/06/2025 às 14:09 hs

MPF investiga precariedade no atendimento de saúde a indígenas Xavantes em Alto Boa Vista (MT)
Arquivo Cimi

Redação

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar as condições do atendimento de saúde aos indígenas Xavantes da Terra Indígena Marãiwatsédé, localizada no município de Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. A decisão foi tomada após uma reunião virtual realizada no dia 27 de maio com a presença de lideranças indígenas, representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e membros do próprio MPF.

As denúncias sobre a precariedade dos serviços já vinham sendo feitas por entidades como o Cimi, que chegou a divulgar uma nota pública alertando para a morte de uma menina de 13 anos — supostamente a quarta criança indígena a falecer em 2024 na região. A nota também cita que a única caminhonete disponível para a comunidade estaria em péssimas condições de uso.

Durante a reunião, os caciques Damião Paridzané e Carolina Rewaptu relataram a ausência de transporte sanitário, medicamentos e profissionais de saúde. “Estamos morrendo e esquecidos”, afirmou Paridzané, expressando a angústia da comunidade.

Diante dos relatos, o MPF considerou que os indígenas vivem em situação de grave vulnerabilidade e determinou a abertura de uma investigação para verificar possíveis falhas ou omissões por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Xavante).

Como primeiras ações, o MPF requisitou informações às secretarias de saúde dos municípios da região e ao Dsei Xavante, incluindo dados sobre a quantidade de profissionais em atuação, veículos disponíveis, cronogramas de visitas às aldeias e ações de capacitação.

 

As investigações seguem em andamento e novas pessoas estão sendo ouvidas, uma vez que há suspeitas de que o número de vítimas possa ser maior do que o já divulgado.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !